Blog

Cálculo renal: veja opções de tratamento

Cálculo renal: veja opções de tratamento

O cálculo renal é uma doença do trato urinário que pode ser solucionada por urologista. O cálculo renal é a presença de pedras na via urinária, que vai desde o rim até a uretra. Essa é uma patologia muito frequente em homens e mulheres, variando bastante de região para região. É uma patologia bastante frequente nos consultórios urológicos.

A formação de pedras na via urinária é uma falta de solubilidade de algumas substâncias, que perdem a solubilidade, se juntam com cálcio habitualmente e formam cristais, que são sólidos. Esses cristais se sobrepõem em pequenas estruturas e vão se agrupando e formam pedras, que podem chegar a tomar completamente a via urinária e renal.

 

Tratamento

A maneira de se abordar e tratar o cálculo urinário depende muito de algumas características na hora do diagnóstico. Essas características são:

  • Tamanho da pedra;
  • Dureza da pedra;
  • Localização da pedra.

O tratamento consiste em algum procedimento para a quebra e eliminação desses cálculos. E, posteriormente, o estudo metabólico e clínico para fazer as devidas correções e dificultar a formação de novos cálculos.

Para aqueles pacientes que são portadores de cálculo renal, a depender do tamanho desse cálculo, é necessário fazer alguma proposição para a quebra e eliminação dos mesmos. Pode ser através de um método muito simples, com a utilização da litotripsia extracorpórea, para cálculos pequenos, moles e em locais que favoreçam a eliminação.

Em alguns casos, porém, podem ser necessárias abordagens mais complexas, como a cirurgia percutânea. Para cálculos maiores e em locais de difícil eliminação, você precisa abordar esse cálculo diretamente e com a utilização de energia, fragmentar a pedra e eliminar o cálculo.

Com a exceção da litotripsia extracorpórea, as demais abordagens cirúrgicas precisam acontecer em um centro cirúrgica. Essa avaliação deve ser feita pelo urologista e a indicação depende da análise dos fatores que citei mais acima.

 

Você também pode assistir a esse conteúdo: