Blog

Qual a capacidade da bexiga?

Qual a capacidade da bexiga?

A bexiga é responsável pelo armazenamento da urina até a sua eliminação. Ela fica localizada na parte inferior do abdômen (atrás da sínfise púbica).

Esse órgão é muscular e oco, possuindo uma capacidade de se contrair e relaxar para se adaptar a quantidade de líquido que está armazenada em seu interior.

Dos rins a bexiga

A urina é produzida nos rins. Ela é o resultado do processo de filtração do sangue, composta basicamente de uma pequena quantidade de água e resíduos, como amônia, ureia e ácido úrico.

Dos rins, a urina é transportada por dois tubos musculares de aproximadamente 25 centímetros, chamados de ureteres. A partir daí, enfim, a urina chega à bexiga, onde ficará armazenada até o momento de ser eliminada. A contração da musculatura da bexiga, responsável pela eliminação da urina, é controlada pelo sistema nervoso autônomo parassimpático.

Capacidade

A bexiga urinária consegue acumular um volume médio de 350 ml a 400ml de urina. Alguns indivíduos conseguem segurar até 400 ou 450 ml, resultando em uma manifestação muito forte de urinar. Os idosos possuem a mesma capacidade de armazenamento de urina na bexiga que os adultos jovens. A diferença entre eles é a capacidade contrátil da musculatura da bexiga para o esgotamento da urina.

A partir de 150 ml de urina armazenada, começam os estímulos para a micção. Assim, os sensores nervosos que estão presentes na parede da bexiga enviam mensagens ao sistema nervoso e começam os primeiros desejos para urinar. Quando a bexiga finalmente está repleta e o ato miccional é socialmente conveniente, o esfíncter relaxa e a musculatura da bexiga contrai, resultando na eliminação da urina pela uretra.